A técnica de Balanceamento Muscular® como é conhecida hoje é o resultado de uma série de descobertas feitas na área médica complementadas posteriormente por pessoas interessadas no desenvolvimento de terapias naturais não invasivas.
As bases do Balanceamento Muscular® foram estabelecidas no século passado quando, em 1930, o médico americano Frank Chapmann descobriu que associado ao nosso sistema linfático existem nódulos que são compostos de pontos ou de conjuntos de pontos nodulares. De forma interessante, esses nódulos estão situados no tronco, na parte da frente e nas costas, nos braços, até o cotovelo, e nas pernas, até o joelho. Abaixo do cotovelo e do joelho esses nódulos linfáticos não são encontrados.
Na área médica, esse conjunto de pontos é denominado ‘Pontos de Chapmann’. Em Balanceamento Muscular®, esses pontos são denominados ‘Pontos Neurolinfáticos’ pois são usados para estimular o sistema linfático.
Pouco se sabe como o Dr. Chapmann fez sua descoberta, pois não foi encontrado nenhum documento elaborado por ele sobre isso. O que existe de material documental sobre suas descobertas são anotações de aulas ou palestras sobre o que descobrira.
No mesmo ano, outro médico americano, Dr. Terence Bennett, descobriu que no sistema vascular há um conjunto de nódulos. Esse conjunto se espalha por todo o corpo, sendo mais comumente usados os situados na cabeça.
Por ser um pesquisador, o Dr. Bennett deixou bastante material indicando os testes que fez em relação a esses pontos, apesar de não ter chegado a uma conclusão mais clara sobre sua finalidade.
Esses pontos são conhecidos na área médica como ‘Pontos de Bennett’ e, em Balanceamento Muscular®, os pontos são conhecidos como ‘Pontos Neurovasculares’ pois são usados para estimular o sistema vascular.
No entanto, nenhuma das pesquisas iniciais feitas, tanto sobre os pontos de Chapmann quanto sobre os pontos de Bennett, chegou a maiores conclusões quanto à uma possível utilização deles como uma terapia. Também não se chegou a nenhuma conclusão sobre a razão da existência desses pontos no corpo e qual sua finalidade.
No início da década de sessenta, outro médico americano, Dr. George Goodheart, descobriu acidentalmente que, quando estimulados através de massagem por pressão, os pontos reflexos de Chapmann poderiam ser utilizados para ativar o funcionamento do tônus muscular. Continuando suas pesquisas, o Dr. Goodheart verificou que os pontos reflexos de Bennett também ativavam o funcionamento do tônus muscular quando estimulados por um toque suave.
Essa descoberta absolutamente inédita, uma vez que não havia referência na bibliografia médica sobre tal tipo de estimulação, fez com que o Dr. Goodheart aprofundasse suas pesquisas, o que resultou no desenvolvimento da Applied Kinesiology®, técnica médica voltada para a pesquisa sobre como utilizar os pontos reflexos na recuperação de disfunções fisico-químico-emocionais e para identificar os processos neurofisiológicos envolvidos neles.
Posteriormente, já na década de 1970, foi composto um conjunto de técnicas simples de auto-ajuda derivadas da Applied Kinesiology com a finalidade de serem ensinadas às pessoas leigas. Essas técnicas não envolviam, nem envolvem até hoje, qualquer risco para as pessoas que as utilizam.
Por ser composto de técnicas não invasivas e naturais de auto-ajuda, não há impedimentos legais para o ensino delas às pessoas sem formação médica.
Um dos primeiros institutos a ser criado para ensinar a técnica foi a “Touch For Health Foundation™” cuja sede é em Pasadena- Califórnia/EUA. Com o sucesso dos cursos ensinados, outros profissionais se interessaram em aprender e divulgar essa técnica pelo mundo.
Como a demanda por técnicas de auto-ajuda era muito grande nas décadas de setenta e oitenta, foram fundados outros institutos com a finalidade de expandir os conceitos iniciais que eram ensinados de modo a permitir uma maior possibilidade de auxílio às pessoas. Dessa forma, a nível mundial, existem hoje diversos institutos que ensinam técnicas desenvolvidas de acordo com a experiência profissional dos especialistas envolvidos.
Esse conjunto ampliado de técnicas desenvolvidas pelos diversos institutos, dentre os quais está o Instituto Brasileiro do Balanceamento Muscular®, internacionalmente é conhecido hoje como Kinesiology e tornou-se uma terapia natural usada por terapeutas profissionais em todos os continentes.
Em 1985, foi fundada a IASK - International Association of Specialized Kinesiologists com o objetivo de congregar os profissionais que ensinavam e trabalhavam com a Kinesiology.
Em 1988, foi criado no Brasil o Instituto Brasileiro do Balanceamento Muscular®, cujos cursos, a nível mundial, são os únicos de língua portuguesa reconhecidos pela IASK.
Para divulgar a Kinesiology no país, o Instituto desenvolveu uma série de cursos. Esse conjunto compreende os cursos básicos, para o aprendizado inicial da técnica, e os com técnicas para desbloqueio de dificuldades de aprendizagem, com técnicas para desativações pessoais, além de cursos que trabalham bloqueios específicos.
Desde a sua criação, o IBBM gradua Instrutores regularmente, sendo hoje o maior instituto da América Latina a ensinar a Kinesiology e um dos maiores do mundo em termos de cursos próprios.
Assim, de uma técnica médica, ao longo de mais de quarenta anos, foi desenvolvida uma terapia natural que tem por finalidade recompor o equilíbrio do sistema estrutural-emocional-químico das pessoas usando principalmente pontos reflexos neurolinfáticos e neurovasculares, além de outras técnicas que foram sendo criadas com o passar do tempo.
É importante ressaltar, porém, que as técnicas de Balanceamento Muscular®/Kinesiology são usadas sempre com a finalidade de equilibrar o sistema corpo-mente, uma vez que a terapia não está voltada para ‘curar’ doenças, mas para recompor o tônus muscular e o equilíbrio das pessoas.
Finalmente, é importante ressaltar que é uma terapia natural desenvolvida no ocidente e não envolve conceitos religiosos.
Texto encontrado no site: http://bmdf.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário